Hoje em dia, o processo de construção e o uso dos edifícios tem um impacto importantíssimo, ou seja de 40% no consumo de energia global anual. Durante a sua vida útil, o consumo energético total de um edifício tem um peso relativo de 60%. É nesse sentido que a redução do consumo de energia, a eficiência dos equipamentos e a produção de energia através de fontes renováveis são, actualmente, as estratégias adequadas para diminuir o impacto do consumo de energia não renovável e da emissão de CO2 para a atmosfera.
A Technal apresenta-se como o parceiro ideal para optimizar o design bioclimático dos edifícios, oferecendo soluções arquitectónicas atractivas, que minimizam a perda de energia, estão tecnologicamente de acordo com os objectivos do projecto e, acima de tudo, proporcionam conforto aos utilizadores.
A optimização do design com a envolvente é a chave da economia do consumo de aquecimento, refrigeração e iluminação artificial. Um balanço equilibrado adaptado ao contexto climático, mudanças térmicas, verificação de ganhos solares e transmissão de luz pode reduzir drasticamente as cargas energéticas.
Ao longo dos últimos 20 anos, os principais certificados ambientais da construção, nomeadamente os de nível internacional como o BREEAM e o LEED, têm considerado a optimização do consumo energético como um dos pilares na estratégia global para a construção de edifícios ambientalmente responsáveis. A maioria destas avaliações centra o seu foco nos seguintes aspectos: parcelas sustentáveis, eficiência no consumo de água, energia e atmosfera, materiais e recursos e qualidade ambiental no espaço interior.
A contribuição específica por parte da Hydro Building Systems, grupo a que a Technal pertence, na obtenção de certificados como o LEED centra-se nas seguintes categorias:
Energia e atmosfera (Energy and Atmosphere)
A HBS completa a sua ampla gama de soluções de envolvente e o Departamento de Apoio a Projectos, com um serviço de Consultoria em Eficiência Energética e Produção de Energia Renovável integrada na envolvente do edifício. Este serviço é desenvolvido por recursos humanos e de software especializados e uma rede internacional de desenvolvimento e teste de produto e soluções inovadoras.
Materiais e recursos (Materials and Resources)
As envolventes de alumínio da HBS oferecem o valor acrescentado de um processo de fabrico industrializado, montagem a seco e modular, longa vida útil, reduzidos requisitos de manutenção e uma elevada reciclagem, reduzindo em cerca de 95% a energia necessária para o seu fabrico sem que se percam as suas propriedades mecânicas.
Recursos de qualidade ambiental do espaço interior (Indoor Environmental Quality)
Com as suas soluções de envolvente, a HBS corresponde de forma importante à maioria dos atributos relacionados com a qualidade ambiental do espaço interior: conforto térmico e acústico, qualidade do ar interior, iluminação natural e relação visual com o exterior.
Inovação e Design (Innovation in Design)
A HBS promove soluções inovadoras a nível tecnológico e oferece a possibilidade de quantificar os respectivos impactos ambientais de alguns dos seus sistemas.
O Departamento Zero Energy Building Consulting, com cobertura internacional, está a disposição para apoiar na implementação e quantificação das estratégias ambientais e energéticas aqui descritas. |