e...tcetera - Technal

Technal

Newsletter digital
01-Janeiro 2012


GREENWASHING

Hoje, existem dois indicadores que são normalmente usados nesta indústria – o “conteúdo reciclado” e a “taxa de reciclagem de fim de vida”, afirma Roland Scharf-Begmann, Responsável pela Reciclagem da Hydro.

Conteúdo Reciclado – será isto inapropriado para o Alumínio?
A Hydro alerta para o facto do incorrecto uso dos termos poder conduzir a uma situação de greenwashing no alumínio – isto é, no exagero relativamente aos benefícios ambientais – o que poderá por em causa a credibilidade desta indústria.
O conteúdo reciclado refere-se à quantidade de material reciclado que é utilizado na produção de um novo produto. Por sua vez, a taxa de reciclagem de fim de vida (também conhecida por taxa EoL) compara a quantidade real de metal obtido a partir da reciclagem, com a quantidade de metal, teoricamente, disponível no fim de vida de um produto. Por exemplo, a taxa de reciclagem de fim de vida do alumínio nos edifícios da Europa é de 96%.

Hydro promove a “Reciclagem de Fim de Vida”
A Hydro tem apostado em promover activamente a taxa de reciclagem de fim de vida como a medida adequada para a reciclagem do alumínio. Esta visão é apoiada pelo Instituto Internacional do Alumínio, assim como por vários outros produtores de alumínios. No entanto, um vasto número de players desta indústria continua a promover um nível elevado de conteúdo reciclado aquando da comercialização dos seus produtos.

É necessário mais matéria-prima
A nível global, as estimativas mostram que em 2010 foram recolhidas e recicladas após uso, 10.6 milhões de toneladas de alumínio. No mesmo ano, a produção primária a nível mundial ultrapassou as 41m toneladas.

“Dado o crescimento da procura de alumínio a cada ano, e porque os produtos em alumínio têm uma esperança média de vida elevada, existe a necessidade de introduzir no mercado mais matéria-prima. Isso significa que, apesar de uma recolha e reciclagem eficientes dos produtos de alumínio que estão no fim de vida, o teor médio reciclado no suprimento do metal não atingirá os 40% antes de 2050”, declara Scharf-Bergmann.

“Quando um produtor promove uma média de conteúdo reciclado dos seus produtos acima de 90% isso é, na verdade, greenwashing. A única maneira de alcançar tal valor é se inserir nos seus cálculos a contagem da sucata”, afirma o Responsável pela Reciclagem da Hydro.

“Para alcançar a igualdade de condições, a Hydro está a desenvolver esforços para conseguir uma definição e um método de cálculo correctos para o conteúdo reciclado, que seja perceptível para todas as partes envolvidas. No entanto, a nossa clara ambição é continuar a promover a reciclagem de fim de vida”.

Voltar