e...tcetera - Technal

Technal

Newsletter digital
01-Janeiro 2012


COLÉGIO PEDRO ARRUPE

O Colégio Pedro Arrupe nasce no pressuposto de uma vertente educacional com ligação ao Mar, referência simbólica de todo o projecto, e à Sustentabilidade. O edifício tornou-se a manifestação física destas ideias, adoptando como principais materiais o tijolo de vidro, que surge como material transparente que permite a passagem de luz, reflexo e brilho, para a caracterização do mar no embasamento, e o aglomerado negro de cortiça como revestimento exterior das fachadas. O desenvolvimento do edifício baseia-se num conjunto de blocos independentes, interligados por uma membrana transparente, que cria um conjunto de passadiços exteriores, garantindo as necessárias circulações.
Esta obra arquitectónica foi concebida por GJP Arquitectos e integra soluções de caixilharia TechnalL, nomeadamente o sistema de correr com ruptura térmica da gama Topaze. Esta gama alia performance a economia, e caracteriza-se pela oferta de um amplo leque de aplicações e de composições que confere uma elevada versatilidade por justaposição ou integração dos sistemas de caixilharia, como é o caso deste empreendimento de equipamentos colectivos. A escolha de vãos de correr proporciona que, em dias de temperatura amena, se possam abrir os mesmos e não se recorra ao ar condicionado, procurando garantir poupanças energéticas. A escolha de uma gama com ruptura térmica permite obter um ambiente interior confortável, sinónimo de bem-estar e qualidade de vida.
O Colégio Pedro Arrupe foi distinguido com o Prémio de Melhor Empreendimento de Equipamentos Colectivos na 15ª edição dos Óscares, promovidos pela Revista Imobiliária. Este projecto foi seleccionado entre uma shortlist de 31 finalistas considerados os melhores empreendimentos imobiliários de 2011 em Portugal.


Ficha técnica:
Projecto de Arquitectura: GJP Arquitectos
Dono de Obra: ALRISA - Sociedade Imobiliária, S.A.
Instalador/Transformador: Moninhas Alumínios, S.A.
Soluções utilizadas: Sistema de correr e portas Topaze


 

 
 

GJP Arquitectos