Myriad Cristal Center, um espaço polivalente extraordinário
Este singular edifício, obra do atelier NLA - Nuno Leónidas Arquitectos, alberga, por um lado, um espaço de convenções anexo ao Hotel Myriad e, por outro, funciona como sede central do Grupo Azinor.
O piso térreo, destinado integralmente à realização de eventos e reuniões, é um grande espaço transparente que aloja a receção e permite a ligação dos fluxos quer verticais quer horizontais. No primeiro piso estabelece-se a ligação pedonal com o Hotel Myriad através de um espetacular passadiço metálico, transparente e suspenso, que assegura a perfeita circulação entre os edifícios e oferece excelentes vistas panorâmicas.
O átrio funciona também como elo de ligação com o outro volume projetado, mais opaco, e que alberga as diferentes funções do edifício, distribuídas por diferentes salas de reuniões no piso térreo, e escritórios nos dois pisos superiores. As salas de reuniões constituem um espaço polivalente, com uma forte ligação ao espaço público, estando concectadas através de um terraço. Para além disso, o sistema de paredes móveis instalado permite configurar uma sala de sete modos distintos, com distribuições específicas para diferentes tipos de eventos. Por cima deste piso desenvolvem-se os dois andares destinados aos escritórios do Grupo Azinor, que apresentam uma solução de "espaço aberto", proporcionando uma ocupação mais versátil.
Nas fachadas utilizou-se o sistema de fachada-cortina GEODE da Technal, na versão trama horizontal. Para além de permitir uma entrada acentuada de luz natural no edifício, esta versão acentua a horizontalidade do edifício, alargando-o no espaço.
Obra: Myriad Crystal Center
Localização: Lisboa, Portugal
Atelier de arquitetura: NLA - Nuno Leónidas Arquitectos
Instalador: Ferrindal
Soluções Technal utilizadas: Fachada-cortina GEODE
Fotografía: Sana Hotels
|
|
|